Live do 15º aniversário
do Scratch
Scratch: programação como conteúdo de aprendizagem.
Scratch Binário
Nesta atividade os alunos serão desafiados ludicamente a transformar números decimais em números binários.
Labirinto Scratch
A partir de placas de direção, os alunos guiarão o gato Scratch pelo labirinto planejando o percurso mais curto mentalmente.
Tabuleiro Indígena no Scratch
Adaptação do tradicional tabuleiro indígena brasileiro “o jogo da onça”.
Scratch Race
Jogo de trilha no qual os alunos percorrerão o caminho utilizando conceitos de pensamento computacional.
Atividades realizadas durante as aulas de Letramento Digital
1º ano – Scratch offline
Neste jogo, os alunos trabalharão em equipes e serão desafiados a avançar casas em um tabuleiro digital, seguindo as orientações dos professores.
2º ano – ScratchJr
O desafio desta atividade será programar, no ScratchJr, uma sequência de movimentos para que um personagem suba uma escada e alcance o pódio.
3º ano – Lego WeDo + Scratch
Conceitos de robótica, como eixos e polias, serão abordados nesta sequência de atividades por meio da montagem de um protótipo com o Lego WeDo e programação no Scratch.
4º ano – Studio Scratch
Os alunos programarão jogos utilizando sensores e variáveis. Para isso, terão de inserir personagens, cenários e objetos.
5º ano – Scratch for Arduino (S4A)
Mesclando a programação virtual e física, os alunos montarão circuitos eletrônicos com a placa microcontroladora, LEDs e resistores e, com o Scratch for Arduino (S4A), desenvolverão um sistema de votos para um quiz.
Atividades realizadas durante as aulas de Letramento Digital
6º ano – Fábrica de Jogos Scratch
Nesta atividade, utilizaremos o Scratch para desenvolver jogos digitas de temática livre explorando o conceito de variáveis a fim de produzir um sistema de pontuação.
7º ano – Robótica + Scratch
Trabalharemos com um kit de robótica, a partir de uma extensão do Scratch, com a finalidade de construir e programar robôs inclusivos, os quais podem auxiliar pessoas com deficiência em diferentes tarefas do dia a dia.
8º ano – 8 Magic Ball + Scratch
Nesta atividade, utilizaremos o conceito do brinquedo 8 Magic Ball relacionado à aleatoriedade para executar os comandos da plataforma Scratch, convertendo assim as funcionalidades analógicas para digitais por meio do pensamento computacional.
9º ano – EV3 + Scratch
Nesta atividade, utilizaremos o kit ev3 para ser comandando por meio da plataforma Scratch.
Dessa maneira, desenvolveremos desafios lúdicos que conciliem os mecanismos do EV3 com os recursos do Scratch.
*Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
16/5 – ScratchJr
Apresentaremos aos professores como utilizar a ferramenta tanto em relação a aspectos técnicos (como a navegabilidade simples) quanto aspectos criativos para desenvolver animações e jogos.
23/5 – Scratch 3.0
Os professores irão navegar pela plataforma Scratch conhecendo os jogos e animações que ali existem e, também, desenvolverão uma criação para o planejamento de atividades de ensino e aprendizagem.
30/5 – Scratch com placas microcontroladoras
A versatilidade do Scratch vai além de fazer animações e jogos, ele pode também ser utilizado para protótipos funcionais aplicáveis em projetos Maker e itinerários.
1º ano – Conhecendo comandos com o Scratch
Neste jogo, os alunos trabalharão em equipes e serão desafiados a avançar casas em um tabuleiro digital, de acordo com as orientações dos professores. Cada grupo seguirá os passos e atividades que forem surgindo ao longo da trilha, criando um tabuleiro no final.
2º ano. – Com o ScratchJr eu crio uma animação
Criar uma animação inserindo um cenário e no mínimo dois atores. Utilizar os comandos necessários para o gatinho chegar até o outro ator (da sua escolha) e, empregando o recurso da gravação, fazer um pequeno diálogo.
Desafio: inserir mais do que um cenário.
3º ano – Eu e meu amigo animando no Scratch Jr
Criar uma animação inserindo cenários e dois atores (ele e um amigo) para que possa utilizar o recurso da foto e dos balões de fala.
Utilizar os blocos de comandos necessários para a animação.
4º ano – Soltando a imaginação no Scratch
Apresentar uma animação com a letra inicial do nome.
Com os recursos explorados e outros que serão descobertos, desafiar os alunos a soltarem a sua imaginação
5º ano – Remixando uma Ideia
Pesquisar um jogo no banco de projetos do Scratch com o tema esportes. A partir desta escolha o aluno deverá remixar o projeto e criar seu próprio jogo.
6º ano – Scratch com placa de prototipagem
Explorar os recursos de programação para criar projetos divertidos usando o Makey Makey no Scratch.
Tema do projeto da série: sustentabilidade – cuidando da saúde do planeta
7º ano – Programando para inclusão com Scratch
Destinado aos deficientes visuais, utilizando a extensão conversão texto para fala, o jogo deverá ter som e informações de todos os objetivos da atividade em tempo real.
Tema do projeto da série: inclusão – valorizando a diversidade
8º ano – Do físico ao digital
Nesta atividade, utilizaremos o conceito do brinquedo 8 Magic Ball relacionado à aleatoriedade para executar os comandos da plataforma Scratch, convertendo assim as funcionalidades analógicas para digitais por meio do pensamento computacional.\
9º ano – Arduino e Scratch
Explorar opções do uso do Arduino com os recursos do Scratch. Fonte de inspiração:
2ª série do Ensino Médio EV3 com Scratch
Conectar o Lego Mindstorm EV3 à plataforma Scratch /inspiração: https://Scratch.Mit.Edu/ev3
Nesta atividade, utilizaremos o kit EV3 para ser comandando por meio da plataforma Scratch.
Nível | Oficina | Descrição |
---|---|---|
1º ano | Escape Room com Scratch | Uma dinâmica do tipo Escape Room em que os alunos decifrarão enigmas para se locomover pelos espaços e buscar uma saída. A atividade ficará ainda mais divertida com o desafio final, que convida os estudantes a criarem uma animação com o gatinho do Scratch para sair do ambiente. |
2º e 3º anos | Aprenda Scratch! | No espaço Aprenda Scratch!, os alunos serão desafiados a criar animações e jogos por meio de cards com blocos de programação. Nesta oficina, alunos tutores conduzirão as atividades e irão compartilhar suas experiências. |
4º e 5º anos | Programando com sensores no Scratch | Nesta oficina, os alunos irão programar e controlar os personagens no Scratch por meio de sensores interativos (inclinação) dos kits Lego WeDo. |
6º e 7º anos | Oficina: soccer video sensing | Game de interação do jogador com os personagens virtuais utilizando a extensão de câmera (vídeo sensing). O objetivo do jogo é não deixar os personagens que caem do céu chegarem até o chão (parte inferior da tela). |
8º e 9º anos | Corrida com obstáculos | Desafio em equipe: montar uma estrutura física do robô usando Lego ev3. Será necessário programar o robô no Scratch para que ele possa percorrer uma pista com obstáculos e desafios e chegar ao final do percurso. |
Ensino Fundamental II | Mundo 4D Escape do Labirinto | Nesta atividade os alunos terão que usar suas habilidades de lógica e matemática para construir um programa em linguagem de blocos (inspirada no Scratch) para fazer seu Robô Spark escapar de um labirinto! |
Ensino Fundamental I e II | SOMAI DASH CHALLENGE - Programação é diversão!!! | Venha aprender e se divertir usando tecnologia e programação. Nessa oficina usaremos o Robô Dash para solucionar vários desafios. Conhecimento, diversão e tecnologia juntos. Esperamos por você! |
Professores do Colégio | Scratch DJ Sensibilização e mixagem | Apresentaremos para os professores como utilizar a ferramenta tanto em relação a aspectos técnicos (como a navegabilidade simples) quanto aspectos criativos para desenvolver animações e jogos. |
Pais e responsáveis | Scratch 3.0 Fábrica de jogos para Pais | Nesta oficina apresentaremos jogos e atividades da plataforma Scratch para serem remixados e produzidos pelas famílias. |
Oficinas nas aulas de Letramento Digital
De 17/5 a 17/6
Turmas 2º e 3º anos – Vamos brincar com os comandos do Scratch
Por meio de um divertido jogo de tabuleiro, os alunos realizarão desafios de acordo com uma sequência de blocos de programação.
Turmas 4º e 5º anos – Criando animação com o próprio nome
Usando blocos de programação os alunos irão animar
o próprio nome.
Turmas 6º e 7º anos – Imagine um mundo onde tudo é possível!
Os alunos aprenderão conceitos de programação para criarem um projeto com o tema “imagine um mundo”.
Turmas 8º e 9º anos – Formas geométricas com o comando caneta
Com o comando caneta do Scratch os alunos irão criar um algoritmo para desenhar um círculo e um quadrado.
Nível | Oficina | Descrição |
---|---|---|
F6 | Scratch com Video Sensing | O objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando a extensão VideoSensing. Com essa extensão, os alunos conseguem controlar os atores/personagens utilizando a interatividade de vídeo em tempo real. A extensão junto com os demais blocos de programação, geram ações a partir dos gestos executados em frente a Webcam do dispositivo (notebook/tablet). Alunos que por algum motivo não tenham Webcam disponível, podem utilizar as teclas para executar os blocos de programação. |
F7 | Robô com Inteligência Artificial | Para introduzir o conceito dainteligência artificial com programação em blocos, os alunos irão desenvolver com o Scratchum robô que se movimenta sozinho por uma pista. Cada participante será desafiado a criar sua pista de corrida onde os personagens irão se movimentar sozinhos e, posteriormente, poderão alterar o código e ver os diferentes resultados no comportamento da programação. |
F8 | Scratch com Pixel Arte Flat Art | "O Objetivo da atividade é criar um projeto no scratch onde o aluno passe pelas seguintes etapas: 1- Exploração do ambiente de programação Scratch; 2 - Idealização de uma animação. ; 3-Construção da animação utilizando as imagens produzidas em aulas anteriores. Pixel Art (cenários) e Flat Art. ; 4- Compartilhamento das produções." |
F9 | Scratch Inclusivo | "O Objetivo da atividade é criar um jogo para não videntes seguindo as etapas: 1 - Exploração do ambiente de programação Scratch; 2 - Idealização de um jogo no formato colaborativo de cunho inclusivo aos não videntes. ; 3 - Construção do labirinto com obstáculos e efeitos sonoros. ; 4 - Compartilhamento das produções." |
Nível | Oficina | Descrição | Dia |
---|---|---|---|
F2 | Vamos brincar com os comandos do Scratch? | Por meio de um divertido jogo de tabuleiro os alunos realizarão desafios seguindo uma sequência de blocos de programação. | 20/05/21 |
F3 | Que código é este? | OOs alunos observarão uma animação sem visualizar os blocos de comandos no Scratche precisarão reeditá-los inserindo os blocos corretos. | 21/05/21 |
F4 | O que você gostaria de ver através da sua janela? | Em razão do confinamento decorrente da pandemia de Covid-19, passamos mais tempo olhando o mundo pela janela. Nesta atividade, os alunos vão criar animações com o Scratch, projetando o que gostariam de ver. Para isso, utilizarão como cenário fotos tiradas das janelas | 27/05/21 |
F5 | #fiqueemcasa #fiquebem | Com o Scratch 3.0, os alunos vão criar um jogo utilizando bloco de programação do sensor de vídeo para coletar objetos que nos fazem bem em casa. O jogador terá um determinado tempo para realizar esta atividade e cada objeto coletado somará pontos. | 28/05/21 |
F4 e F5 | Criando com blocos e a extensão "caneta" no Scratch/td> | Demonstrar e detalhar a utilização da extensão “caneta” sendo uma possibilidade da programação em blocos. Apresentando exemplos de uso em diversas áreas do conhecimento como artes e matemática entre outros. | 31/05/21 |
F6 e F7 | Emoções brilhantes - Faça seus sentimentos se destacarem? | Utilizando um simulador e a programação em blocos os alunos poderão representar suas emoções através de imagens formada por LEDs da placa programável: Micro:Bit | 08/06/21 |
F8 e F9 | Magic-8-Ball - Pergunte para o Micro:Bit | Recrie um brinquedo clássico utilizaqndo um acelerômetro e números aleatórios programados. Faça uma pergunta e ele responderá. | 08/06/21 |
F2 – Vamos brincar com os comandos do Scratch?
Através de um divertido jogo de tabuleiro os alunos realizarão desafios seguindo uma sequência de blocos de programação.
F3 – Que código é este?
Os alunos observarão uma animação sem visualizar os blocos de comandos no Scratch e precisarão reeditá-los inserindo os blocos corretos.
F4 – O que você gostaria de ver através da sua janela?
“Devido ao confinamento da COVID19, olhamos o mundo pela janela. Nesta atividade os alunos terão como objetivo criar animações com o Scratch, projetando o que gostariam de ver utilizando como cenário fotos tiradas das janelas da suas casas. Link de referência: https://hackart.eduard.cat/2020/03/hack-your-window.html”
F5 – #fiqueemcasa #fiquebem
“Scratch 3.0. Criar um jogo utilizando bloco de programação do sensor de vídeo para coletar objetos referentes ao que nos faz bem em casa. O jogador terá um tempo determinado e cada objeto coletado somará pontos. Exemplo: https://scratch.mit.edu/projects/392706586/”
F6 – Scratch com Video Sensing
O objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando a extensão Video Sensing. Com essa extensão, os alunos conseguem controlar os atores/personagens utilizando a interatividade de vídeo em tempo real. A extensão junto com os demais blocos de programação, geram ações a partir dos gestos executados em frente a Webcam do dispositivo (notebook/tablet). Alunos que por algum motivo não tenham Webcam disponível, podem utilizar as teclas para executar os blocos de programação.
F7 – Robô com Inteligência Artificial
Para introduzir o conceito da inteligência artificial com programação em blocos, os alunos irão desenvolver com o Scratch um robô que se movimenta sozinho por uma pista. Cada participante será desafiado a criar sua pista de corrida onde os personagens irão se movimentar sozinhos e, posteriormente, poderão alterar o código e ver os diferentes resultados no comporamento da programação.
F8 – Scratch – O Jogo Mais Difícil do Mundo
O Objetivo da atividade é criar um projeto no scratch onde o aluno possa ser estimulado (Desafiado) a programar (Reescrever o Jogo mais Dificil do Mundo). O Objetivo do jogo é levar o ator/personagem até um ponto predeterminado, sem esbarrar nas bolinhas pretas em constante movimentação. https://scratch.mit.edu/projects/392261031/
F9 – Scratch Sinaleiro
O Objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando o arduino na plataforma Thinkercad. O aluno precisará criar um sistema de cancela que controlará a passagem. Posteriormente as luzes deverão piscar, avisando a chegada do trem para a população da cidade..
F2 – Vamos brincar com os comandos do Scratch?
Através de um divertido jogo de tabuleiro os alunos realizarão desafios seguindo uma sequência de blocos de programação.
Nível | Oficina | Descrição | Dia |
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F2 | Vamos brincar com os comandos do Scratch? | Através de um divertido jogo de tabuleiro os alunos realizarão desafios seguindo uma sequência de blocos de programação. | 16/06/20 |
F3 | Que código é este? | Os alunos observarão uma animação sem visualizar os blocos de comandos no Scratch e precisarão reeditá-los inserindo os blocos corretos. | 17/06/20 |
F4 | O que você gostaria de ver através da sua janela? | "Devido ao confinamento da COVID19, olhamos o mundo pela janela. Nesta atividade os alunos terão como objetivo criar animações com o Scratch, projetando o que gostariam de ver utilizando como cenário fotos tiradas das janelas da suas casas. Link de referência: https://hackart.eduard.cat/2020/03/hack-your-window.html" | 18/06/20 |
F5 | #fiqueemcasa #fiquebem | "Scratch 3.0. Criar um jogo utilizando bloco de programação do sensor de vídeo para coletar objetos referentes ao que nos faz bem em casa. O jogador terá um tempo determinado e cada objeto coletado somará pontos. Exemplo: https://scratch.mit.edu/projects/392706586/" | 19/06/20 |
F6 | Scratch com Video Sensing | O objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando a extensão Video Sensing. Com essa extensão, os alunos conseguem controlar os atores/personagens utilizando a interatividade de vídeo em tempo real. A extensão junto com os demais blocos de programação, geram ações a partir dos gestos executados em frente a Webcam do dispositivo (notebook/tablet). Alunos que por algum motivo não tenham Webcam disponível, podem utilizar as teclas para executar os blocos de programação. | 16/06/20 e 18/06/20 |
F7 | Robô com Inteligência Artificial | Para introduzir o conceito da inteligência artificial com programação em blocos, os alunos irão desenvolver com o Scratch um robô que se movimenta sozinho por uma pista. Cada participante será desafiado a criar sua pista de corrida onde os personagens irão se movimentar sozinhos e, posteriormente, poderão alterar o código e ver os diferentes resultados no comporamento da programação. | 15/06/20 e 18/06/20 |
F8 | Scratch - O Jogo Mais Difícil do Mundo | O Objetivo da atividade é criar um projeto no scratch onde o aluno possa ser estimulado (Desafiado) a programar (Reescrever o Jogo mais Dificil do Mundo). O Objetivo do jogo é levar o ator/personagem até um ponto predeterminado, sem esbarrar nas bolinhas pretas em constante movimentação. https://scratch.mit.edu/projects/392261031/ | 18/06/20 |
F9 | Scratch Sinaleiro | O Objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando o arduino na plataforma Thinkercad. O aluno precisará criar um sistema de cancela que controlará a passagem. Posteriormente as luzes deverão piscar, avisando a chegada do trem para a população da cidade. | 15/06/20 |
F2 – Escape com Scratch Jr
Uma dinâmica do tipo Escape Room onde os alunos decifrarão enigmas para se locomover pelos espaços e buscar uma saída. A atividade ficará ainda mais divertida com o desafio final que convida os estudantes a criarem uma animação com o gatinho do Scratch e, com isso, sair do ambiente.
F3 e F4 – Game Racing Scratch
Imagine uma corrida que mistura programação e obstáculos! Pensou? Então acrescente o desafio de correr em grupo. Este é um pequeno resumo desta atividade, onde os alunos colocam em prática a lógica de programação para completar um percurso, além de contar com a sorte para chegar mais rápido no objetivo.
F4 e F5 – Scratch + Minecraft
Que tal poder construir e destruir blocos do Minecraft utilizando códigos? O objetivo desta oficina é utilizar o ambiente de criação de códigos do Scratch para comandar as ações no Minecraft.
F6 a F8 – Cofre Inteligente – S4A
Nesta oficina os participantes aprenderão a construir um cofre inteligente por meio da plataforma Arduino e de seus componentes. Utilizaremos a interface com o S4A (Scratch for Arduíno), além de pequenos exercícios de familiarização com a tecnologia.
F2 – Aprenda ScratchJr! Por alunos
No espaço Criando Animações com ScratchJr, os alunos criarão histórias animadas, por meio de encaixe de blocos gráficos de programação. Nesta oficina, alunos tutores conduzirão as atividades e irão compartilhar suas experiências.
F2 – Aprenda Scratch! Por alunos
Através de um divertido jogo de tabuleiro os alunos realizarão desafios seguindo uma sequência de blocos de programação.
Nível | Oficina | Descrição | Dia |
---|---|---|---|
F2 | Escape com Scratch Jr | Uma dinâmica do tipo Escape Room onde os alunos decifrarão enigmas para se locomover pelos espaços e buscar uma saída. A atividade ficará ainda mais divertida com o desafio final que convida os estudantes a criarem uma animação com o gatinho do Scratch e, com isso, sair do ambiente. | 18/05/19 |
F2 | Aprenda ScratchJr! Por alunos | No espaço Criando Animações com ScratchJr, os alunos criarão histórias animadas, por meio de encaixe de blocos gráficos de programação. Nesta oficina, alunos tutores conduzirão as atividades e irão compartilhar suas experiências. | 18/05/19 |
F3 | Aprenda Scratch! Por alunos | No espaço Aprenda Scratch! os alunos serão desafiados a criar animações e jogos por meio de cards com blocos de programação. Nesta oficina, alunos tutores conduzirão as atividades e irão compartilhar suas experiências. | 18/05/19 |
F3 e F4 | Game Racing Scratch | Imagine uma corrida que mistura programação e obstáculos! Pensou? Então acrescente o desafio de correr em grupo. Este é um pequeno resumo desta atividade, onde os alunos colocam em prática a lógica de programação para completar um percurso, além de contar com a sorte para chegar mais rápido no objetivo. | 18/05/19 |
F4 e F5 | Scratch + Minecraft | Que tal poder construir e destruir blocos do Minecraft utilizando códigos? O objetivo desta oficina é utilizar o ambiente de criação de códigos do Scratch para comandar as ações no Minecraft. | 18/05/19 |
F6 a F8 | Cofre Inteligente – S4A | Nesta oficina os participantes aprenderão a construir um cofre inteligente por meio da plataforma Arduino e de seus componentes. Utilizaremos a interface com o S4A (Scratch for Arduíno), além de pequenos exercícios de familiarização com a tecnologia. | 18/05/19 |
Professores | Scratch 3.0 | 18/05/19 |
Nível | Oficina | Descrição | Dia |
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Livre | Desafio Dance Party | Esse desafio foi projetado para alunos de todas as idades. A atividade será a codificação de uma dança (alguns blocos pré-definidos) para execução. Assim que fizer o código, o convidado poderá seguir os passos exibidos na projeção. | 18/05/19 |
Livre | Mini Mostra Interativa de TE | Exposição de projetos e protótipos produzidos nas aulas de Letramento Digital. | 18/05/19 |
Livre | SOMAI | Espaço para interação dos alunos com o robô Dash por meio de desafios. | 18/05/19 |
F1 ao F3- Scratch com Makey Makey
No espaço Scratch com Makey Makey, os participantes terão contato com uma interface de comandos conectada a materiais condutores e programarão um jogador de futebol para executar um chute a gol, sem uso de teclado e/ou mouse.
F2 e F3 – Scratch Jr
No espaço Scratch Jr, os alunos farão personagens andar, saltar e jogar bola criando uma animação sobre a Copa do Mundo, por meio de encaixe de blocos de programação gráficos.
F4 e F5 – Scratch com WeDo
Na atividade Scratch com WeDo, os participantes serão desafiados a utilizar sensores, blocos de comando e motores para prototipar e programar o tão sonhado gol de placa.
F6 e F7 – Scratch com Micro:bit
Durante a oficina Micro:Bit, as equipes combinarão o Scratch com o microcontrolador para criar um placar eletrônico integrado a uma trave. A programação desenvolvida permitirá registrar pontos quando a bola fizer gols automaticamente.
F8 e F9 – Scratch 4 Arduino: Meu Primeiro Joystick
Em Scratch com Arduíno: Meu Primeiro Joystick, os participantes aprenderão a construir um Joystick Maker com Arduino e seus componentes para, em seguida, desenvolver um jogo de futebol controlado pelo Joystick Maker, utilizando a programação do Scratch 4 Arduino.
Nível | Oficina | Descrição | Dia |
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F1 ao F3 | Scratch com Makey Makey | No espaço Scratch com Makey Makey, os participantes terão contato com uma interface de comandos conectada a materiais condutores e programarão um jogador de futebol para executar um chute a gol, sem uso de teclado e/ou mouse. | 19/05/18 |
F2 e F3 | Scratch Jr | No espaço Scratch Jr, os alunos farão personagens andar, saltar e jogar bola criando uma animação sobre a Copa do Mundo, por meio de encaixe de blocos de programação gráficos. | 19/05/18 |
F4 e F5 | Scratch com WeDo | Na atividade Scratch com WeDo, os participantes serão desafiados a utilizar sensores, blocos de comando e motores para prototipar e programar o tão sonhado gol de placa. | 19/05/18 |
F6 e F7 | Scratch com Microbit | Durante a oficina Micro:Bit, as equipes combinarão o Scratch com o microcontrolador para criar um placar eletrônico integrado a uma trave. A programação desenvolvida permitirá registrar pontos quando a bola fizer gols automaticamente. | 19/05/18 |
F8 e F9 | Scratch 4 Arduino: Meu Primeiro Joystick | Em Scratch com Arduíno: Meu Primeiro Joystick, os participantes aprenderão a construir um Joystick Maker com Arduino e seus componentes para, em seguida, desenvolver um jogo de futebol controlado pelo Joystick Maker, utilizando a programação do Scratch 4 Arduino. | 19/05/18 |