
VIII Scratch Month Porto – 2021
Vem aí um mês repleto de atividades para você aprender
a programar e celebrar o Scratch!
Todos os participantes receberão um certificado de participação.
Ancora - Lives
Ancora - Lives
Confira a programação de 2021
Lives
Abertura do Scratch Month.
Convidado:
Guilherme Sandler
17 de maio
19h às 19h45
O que você sabe sobre Scratch? Nossos alunos compartilharão nessa live seus aprendizados e descobertas.
Alunos palestrantes:
Gabriel Giovanni Bonardo Demetrio
Henrique Ferreira Savignani
Rafaella Caroline Bonardo Demeterio
Professora Ana Lúcia Stella
15 de junho
18h30 às 19h15
Summit Scratch Month Porto com os alunos e convidados!
Convidado:
João – Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Alunos convidados:
André Della Libera
Camila Vittoria Sachi
Isadora Rodrigues
Lucca Galvão Teixeira
Nicole Kreuz Parra
Sofia Gonçalves Dias Barbosa
Mediação:
Tiago Soares – Coordenador de Educação Digital
17 de junho
19h às 20h
Ancora - EF1
Ancora - Oficinas
Oficinas
Ensino Fundamental I
Exclusivo para alunos do Colégio
Currículos A e B
2º ano
Vamos brincar com os comandos do Scratch?
Por meio de um divertido jogo de tabuleiro, os alunos realizarão desafios de acordo com uma sequência de blocos de programação.
20 de maio
horários:
10h30 às 12h
14h às 15h30
3º ano
Que código é este?
Os alunos observarão uma animação sem visualizar os blocos de comandos no Scratch e precisarão reeditá-la inserindo os blocos corretos.
21 de maio
horários:
10h30 às 12h
14h às 15h30
4º ano
O que você gostaria de ver através da sua janela?
Em razão do confinamento decorrente da pandemia de Covid-19, passamos mais tempo olhando o mundo pela janela. Nesta atividade, os alunos vão criar animações com o Scratch, projetando o que gostariam de ver. Para isso, utilizarão como cenário fotos tiradas das janelas.
27 de maio
horários:
10h30 às 12h
14h às 15h30
5º ano
#naescolafiquebem #emcasafiquebem
Com o Scratch 3.0, os alunos vão criar um jogo utilizando bloco de programação do sensor de vídeo para coletar objetos que nos fazem bem em casa. O jogador terá um determinado tempo para realizar esta atividade e cada objeto coletado somará pontos.
28 de maio
horários:
10h30 às 12h
14h às 15h30
4º e 5º anos
Criando com blocos e a extensão “caneta” no Scratch
Demonstrar e detalhar a utilização da extensão “caneta” sendo uma possibilidade da programação em blocos. Apresentando exemplos de uso em diversas áreas do conhecimento como artes e matemática entre outros.
31 de maio
horário:
Ancora - EF2
Ensino Fundamental II
Aberto ao público
6º e 7º anos
Emoções brilhantes – Faça seus sentimentos se destacarem!
Utilizando um simulador e a programação em blocos os alunos poderão representar suas emoções através de imagens formadas por Leds da placa programável Micro:Bit.
08 de junho
horário:
17h às 18h30
8º e 9º anos
Magic 8-ball – Pergunte para o Micro:Bit!
Recrie um brinquedo clássico utilizando um acelerômetro e números aleatórios programados. Faça uma pergunta ao Micro:bit e ele responderá.
09 de junho
horário:
17h às 18h30
Ancora - Propostas
Ancora - F2_prop
Propostas para as aulas de Letramento Digital
Ensino Fundamental II
A ser realizado nas aulas de Letramento Digital.
(De 17/5 a 17/6)
6º ano
Scratch com Video Sensing
O objetivo desta atividade é criar um projeto no Scratch utilizando a extensão Video Sensing:
- Os alunos conseguirão controlar os atores/personagens, utilizando a interatividade de vídeo em tempo real.
- A programação de blocos gerando ações a partir dos gestos executados em frente à webcam do dispositivo (notebook/tablet).
7º ano
Robô com Inteligência Artificial
- Um robô que se movimenta sozinho por uma pista.
- Cada participante será desafiado a criar sua pista de corrida, na qual os personagens se movimentarão sozinhos.
- Posteriormente, os participantes poderão alterar o código e observar os diferentes resultados no comportamento da programação.
8º ano
Scratch com Pixel Art e Flat Art
O objetivo desta atividade é criar um projeto no Scratch em que o aluno passe pelas seguintes etapas:
- Exploração do ambiente de programação Scratch.
- Idealização de uma animação.
- Criação da animação utilizando as imagens produzidas em Pixel Art (cenários) e Flat Art (personagens) nas aulas anteriores.
- Compartilhamento das produções.
9º ano
Scratch inclusivo
O objetivo desta atividade é criar um jogo para não videntes seguindo as etapas abaixo:
- Exploração do ambiente de programação Scratch.
- Idealização de um jogo no formato colaborativo e de cunho inclusivo para as pessoas não videntes.
- Construção do labirinto com obstáculos e efeitos sonoros.
- Compartilhamento das produções.
Ancora - EM / Gamejam
Ensino Médio
e alunos do Ensino Fundamental II.
Aberto ao público
Gamejam
22 de maio
horário:
das 9h às 12h

Ancora - Vila Andrade
Scratch - Campus Vila Andrade
A ser realizado nas aulas de Letramento Digital.
(De 17/5 a 17/6)
2º e 3º anos
Vamos brincar com os comandos do Scratch
Por meio de um divertido jogo de tabuleiro, os alunos realizarão desafios de acordo com uma sequência de blocos de programação.
4º e 5º anos
Criando animação com o próprio nome
Usando blocos de programação os alunos irão animar o próprio nome.
6º e 7º anos
Imagine um mundo onde tudo é possível!
Os alunos aprenderão conceitos de programação para criarem um projeto com o tema “imagine um mundo”.
8º e 9º anos
Formas geométricas com o comando caneta
Com o comando caneta do Scratch os alunos irão criar um algoritmo para desenhar um círculo e um quadrado. Usarão noções básicas de programação, geometria e o pensamento computacional para solucionar o problema.
Ancora - Pais prof - Prop
Oficina para professores
Aberto ao público
Scratch 3.0
18 de maio
19h às 20h30
Oficina para pais
Aberto ao público
Scratch 3.0
18 de maio
18h30 às 19h30
Ancora - anos anteriores
Lives e vídeos
Lives realizadas
2021
Abertura do Scratch Month com Guilherme Sandler
Scratch Month Porto | O que você sabe sobre Scratch?
Summit Scratch Month Porto
Scratch: programação como conteúdo de aprendizagem.
Games e Gamificação: o Scratch e as infinitas possibilidades educativas.
Scratch Jr: interrelação entre conceitos de cinema de animação e programação.
Destaques de 2021
Galeria de fotos dos anos anteriores
2020
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Sobre o Scratch
Com o Scratch, você pode programar seus próprios jogos, animações e histórias interativas — e compartilhar suas criações com outras pessoas na comunidade on-line.
O Scratch ajuda jovens a aprender a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente — habilidades essenciais para a vida no século XXI.
O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT. Ele é disponibilizado gratuitamente.

Colégio Visconde de Porto Seguro
Unidades:
Morumbi
Rua Floriano Peixoto
Santos, 55 – Morumbi
CEP 05658-080
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3771 8000
Valinhos
Rod. Visconde de Porto Seguro, 5.701 – Vale do Itamaracá
CEP 13278-327
Valinhos – SP
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Panamby
Rua Itapaiúna, 1355 – Panamby
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São Paulo – SP
Tel.: (11) 3747 9000
Tel.: (11) 3771 8020
VIla Andrade
Rua Carvalho de Freitas, 450 – Vila Andrade
CEP:05728-030
São Paulo – SP
Portinho Morumbi
Rua Leocádio Ferreira, 20 – Morumbi
CEP 05659-030
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3771 8161
Portinho Panamby
Rua Itapaiúna, 1350 – Panamby
CEP 05707-001
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3747 9251
Tel.: (11) 3771 8019
Portinho Valinhos
Alameda Itatuba, 236 – Vale do Itamaracá
CEP 13278-520
Valinhos – SP
Tel.: (19) 3859 6121