Oficinas do Campus
Todos os Câmpus
Oficinas para pais e alunos do Ensino Fundamental I
F2
Vamos brincar com os comandos do Scratch?
Através de um divertido jogo de tabuleiro os alunos realizarão desafios seguindo uma sequência de blocos de programação.
Dia:
16/6 (3ª feira)
Alunos da tarde: 10h às 11h
Alunos da manhã: das 15h30 às 16h30
F3
Que código é este?
Os alunos observarão uma animação (sem visualizar os blocos de comandos) no Scratch Jr e precisarão recriar a animação inserindo os blocos corretos de programação no Scratch Jr.
Dia:
17/6 (4ª feira)
Alunos da tarde: 10h às 11h
Alunos da manhã: das 15h30 às 16h30
F4
O que você gostaria de ver através da sua janela?
Devido ao confinamento da COVID19, olhamos o mundo pela janela. Nesta atividade os alunos terão como objetivo criar animações com o Scratch, projetando o que gostariam de ver utilizando como cenário fotos tiradas das janelas da suas casas. Link de referência: https://hackart.eduard.cat/2020/03/hack-your-window.html
Dia:
18/6 (5ª feira)
Alunos da tarde: 9h às 10h30.
Alunos da manhã: das 15h30 às 17h.
F5
#fiqueemcasa #fiquebem
Scratch 3.0. Criar um jogo utilizando bloco de programação do sensor de vídeo para coletar objetos referentes ao que nos faz bem em casa. O jogador terá um tempo determinado e cada objeto coletado somará pontos.
Exemplo: https://scratch.mit.edu/projects/392706586/
Dia:
19/6 (6ª feira)
Alunos da tarde: 9h às 10h30.
Alunos da manhã: das 15h30 às 17h.
Oficinas para pais e alunos do Ensino Fundamental II
As atividades serão desenvolvidas na aula de Letramento Digital
F6
Scratch com Video Sensing
O objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando a extensão Video Sensing. Com essa extensão, os alunos conseguem controlar os atores/personagens utilizando a interatividade de vídeo em tempo real. A extensão junto com os demais blocos de programação, geram ações a partir dos gestos executados em frente a Webcam do dispositivo (notebook/tablet). Alunos que por algum motivo não tenham Webcam disponível, podem utilizar as teclas para executar os blocos de programação. Vídeo de descrição
F7
Scratch – O Jogo Mais Difícil do Mundo
Para introduzir o conceito da inteligência artificial com programação em blocos, os alunos irão desenvolver com o Scratch um robô que se mova sozinho por uma pista. Cada participante será desafiado a criar sua pista de corrida onde os personagens irão se movimentar sozinhos e, posteriormente, poderão alterar o código e ver os diferentes resultados no comportamento da programação.
F8
Scratch – O Jogo Mais Difícil do Mundo
O Objetivo da atividade é criar um projeto no scratch onde o aluno possa ser estimulado (Desafiado) a programar (Reescrever o Jogo mais Dificil do Mundo). O Objetivo do jogo é levar o ator/personagem até um ponto predeterminado, sem esbarrar nas bolinhas pretas em constante movimentação. https://scratch.mit.edu/projects/392261031/
F9
Scratch Sinaleiro
O Objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando o arduino na plataforma Thinkercad. O aluno precisará criar um sistema de cancela que controlará a passagem do trem. Posteriormente as luzes deverão piscar, avisando a chegada do trem para a população da cidade.
Lives
Scratch Jr: interrelação entre conceitos de cinema de animação e programação.
Palestrante: Tiago Soarez
Dia:
16/6 (3ª feira)
das 19h às 19h45
Games e Gamificação: o Scratch e as infinitas possibilidades educativas.
Palestrante: Angelo Costa
Dia:
17/6 (4ª feira)
das 19h às 19h45
Scratch: programação como conteúdo de aprendizagem.
Palestrante: Marinilce Belmudes e Ana Lúcia Stella
Dia:
19/6 (3ª feira)
das 19h às 19h45
Cursos para Professores
Professores
Introdução à lógica de programação com Scratch
Como transformar conteúdos em animações interativas utilizando o Scratch 3.0
Professores que minstrarão o curso por Campus:
- Morumbi – Alexandre e Junior
- Panamby – Tupy e Gerson
- Valinhos – Danilo e Ghislayner
Dia:
18/6 (5ª feira)
das 16h às 17h30