Oficinas do Campus

Todos os Câmpus

Oficinas para pais e alunos do Ensino Fundamental I

F2

Vamos brincar com os comandos do Scratch?

Através de um divertido jogo de tabuleiro os alunos realizarão desafios seguindo uma sequência de blocos de programação.

Dia:

16/6 (3ª feira)

Alunos da tarde: 10h às 11h

Alunos da manhã: das 15h30 às 16h30

F3

Que código é este?

Os alunos observarão uma animação (sem visualizar os blocos de comandos) no Scratch Jr e precisarão recriar a animação inserindo os blocos corretos de programação no Scratch Jr.

Dia:

17/6 (4ª feira)

Alunos da tarde: 10h às 11h

Alunos da manhã: das 15h30 às 16h30

F4

O que você gostaria de ver através da sua janela?

Devido ao confinamento da COVID19, olhamos o mundo pela janela. Nesta atividade os alunos terão como objetivo criar animações com o Scratch, projetando o que gostariam de ver utilizando como cenário fotos tiradas das janelas da suas casas. Link de referência: https://hackart.eduard.cat/2020/03/hack-your-window.html

Dia:

18/6 (5ª feira)

Alunos da tarde: 9h às 10h30.

Alunos da manhã: das 15h30 às 17h.

F5

#fiqueemcasa #fiquebem

Scratch 3.0. Criar um jogo utilizando bloco de programação do sensor de vídeo para coletar objetos referentes ao que nos faz bem em casa. O jogador terá um tempo determinado e cada objeto coletado somará pontos.
Exemplo: https://scratch.mit.edu/projects/392706586/

Dia:

19/6 (6ª feira)

Alunos da tarde: 9h às 10h30.

Alunos da manhã: das 15h30 às 17h.

Oficinas para pais e alunos do Ensino Fundamental II

As atividades serão desenvolvidas na aula de Letramento Digital

F6

Scratch com Video Sensing

O objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando a extensão Video Sensing. Com essa extensão, os alunos conseguem controlar os atores/personagens utilizando a interatividade de vídeo em tempo real. A extensão junto com os demais blocos de programação, geram ações a partir dos gestos executados em frente a Webcam do dispositivo (notebook/tablet). Alunos que por algum motivo não tenham Webcam disponível, podem utilizar as teclas para executar os blocos de programação. Vídeo de descrição 

F7

Scratch – O Jogo Mais Difícil do Mundo

Para introduzir o conceito da  inteligência artificial com programação em blocos, os alunos irão desenvolver com o Scratch um robô que se mova sozinho por uma pista.  Cada participante será desafiado a criar sua pista de corrida onde os personagens irão se movimentar sozinhos e, posteriormente, poderão alterar o código e ver os diferentes resultados no comportamento da programação.

F8

Scratch – O Jogo Mais Difícil do Mundo

O Objetivo da atividade é criar um projeto no scratch onde o aluno possa ser estimulado (Desafiado) a programar (Reescrever o Jogo mais Dificil do Mundo). O Objetivo do jogo é levar o ator/personagem até um ponto predeterminado, sem esbarrar nas bolinhas pretas em constante movimentação. https://scratch.mit.edu/projects/392261031/

F9

Scratch Sinaleiro

O Objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando o arduino na plataforma Thinkercad. O aluno precisará criar um sistema de cancela que controlará a passagem do trem. Posteriormente as luzes deverão piscar, avisando a chegada do trem para a população da cidade.

Lives

Scratch Jr: interrelação entre conceitos de cinema de animação e programação.

Palestrante: Tiago Soarez

Dia:

16/6 (3ª feira)

das 19h às 19h45

Games e Gamificação: o Scratch e as infinitas possibilidades educativas.

Palestrante: Angelo Costa

Dia:

17/6 (4ª feira)

das 19h às 19h45

Scratch: programação como conteúdo de aprendizagem.

Palestrante: Marinilce Belmudes e Ana Lúcia Stella

Dia:

19/6 (3ª feira)

das 19h às 19h45

Cursos para Professores

Professores

Introdução à lógica de programação com Scratch

Como transformar conteúdos em animações interativas utilizando o Scratch 3.0

Professores que minstrarão o curso por Campus:

  • Morumbi – Alexandre e Junior
  • Panamby – Tupy e Gerson
  • Valinhos – Danilo e Ghislayner

Dia:

18/6 (5ª feira)

das 16h às 17h30