X Scratch Day Porto

No Colégio Visconde de Porto Seguro, este evento especial reúne crianças, jovens e adultos em um ambiente inspirador, onde todos têm a oportunidade de programar, compartilhar projetos e aprender de maneira colaborativa. Este ano, temos um marco especial: são 10 anos de realização do Scratch Day em nossa escola, uma jornada que tem enriquecido a experiência educacional de alunos, pais e professores. Venha fazer parte dessa história e descubra o poder da programação em um dia repleto de criatividade e inovação!

Campus Morumbi e Vila Andrade

dia: 18 de maio

Das 9h às 13h30

Campus Panamby e Valinhos

dia: 25 de maio

Das 9h às 13h30

Programação:

Estamos montando os blocos para uma programação incrível.

Em breve, novidades!

Oficinas do campus Morumbi 

Scratch Game Racing

Prepare-se para uma experiência empolgante! Em uma atividade cheia de diversão, as equipes se aventurarão na criação de padrões como se estivessem programando robôs. Juntos, vamos explorar os fascinantes conceitos de comando, execução e colaboração.

Mas a diversão não para por aí! Depois de dominar esses conceitos, os participantes serão desafiados a soltar a imaginação e criar cenas cativantes usando o Scratch Junior, inspirados pelas histórias envolventes do livro “Da Minha Janela”, do talentoso Otávio Júnior.

E o melhor de tudo? Os desafios práticos serão ajustados para se adaptarem ao nível da série do aluno, garantindo uma experiência desafiadora e envolvente para todos. Está pronto para embarcar nessa jornada de aprendizado e criatividade?

Scratch Challenge

Preparados para uma batalha emocionante? Nesta atividade, duas equipes vão se enfrentar em uma competição de lógica de programação usando o aplicativo Scratch. Mas não é só isso! Utilizando o Kahoot, os alunos vão tomar decisões em conjunto, escolhendo as respostas mais estratégicas. E acredite, a alternativa mais votada será a escolha da equipe!

A adrenalina vai estar lá em cima, pois a equipe que resolver os desafios primeiro será coroada como a grande vencedora. É hora de mostrar suas habilidades, trabalhar em equipe e levar seu grupo à vitória!


Estão prontos para esse desafio eletrizante?

First Scratch

Embarque em uma jornada de descobertas e sonhos em mundos diferentes! Nossa oficina oferece uma experiência repleta de desafios de programação, inspirados pelo poema “Janelas que se abraçam”.

Os alunos formarão duplas e começarão analisando mapas para traçar estratégias e conquistar pontos em desafios emocionantes, com apenas 3 minutos para agir.

Em seguida, mergulharemos na programação, com treinos e testes dos carrinhos no tapete. E finalmente, chegou a hora da competição entre as equipes! Está pronto para viver essa aventura de aprendizado e diversão?

Hackathon Game

Prepare-se para uma experiência de tirar o fôlego! Nosso hackathon é o lugar para criar projetos incríveis em um tempo recorde. 

Nesta atividade emocionante, as duplas, trios ou quartetos serão desafiados a criar um jogo cativante a partir de um tema inspirador. Com o poder do Scratch, vamos explorar todos os elementos, desde os personagens até os cenários, para garantir que o resultado seja nada menos que inovador, criativo e super divertido!

E o melhor de tudo? Os jogos que criarmos serão exibidos no Arcade de nossa Ludoteca, e os 10 melhores serão premiados! Está pronto para mostrar do que é capaz e se destacar nessa competição de criatividade e habilidades?

Campeonato de Futebol de Robôs (EV3)

O Futebot é uma competição que faz a fusão do entusiasmo pelo futebol com o fascínio pela tecnologia. Dividida em três etapas, ele desafia equipes a demonstrar habilidades em diferentes áreas. Na etapa do Futebol de Robôs, as duplas competem controlando robôs feitos de LEGO para marcar gols e conquistar a vitória. Em seguida, os participantes enfrentam um desafio de programação no Scratch, criando animações relacionadas ao futebol. Por fim, há a competição de criação de logo da equipe, combinando criatividade e design.

Este evento é uma mistura de criatividade, habilidades de programação e estratégia. Cada categoria oferece uma premiação individual e os pontos somados determinam a dupla vencedora geral, levando o troféu de campeão do Futebot. Venha mostrar seu talento!”

Explorando os Movimentos da Terra e da Lua com o Scratch

Nesta atividade, os alunos usam o aplicativo Scratch para aprender sobre os movimentos da Terra e da Lua. Eles começam entendendo como a Terra gira em torno de si mesma, o que chamamos de rotação, causando o ciclo dia-noite. Em seguida, exploram como a Terra se move ao redor do Sol, chamado de translação, e como isso influencia as estações do ano.

Depois de entenderem os movimentos da Terra, os alunos mergulham na exploração do movimento da Lua ao redor da Terra. Eles aprendem sobre as diferentes fases da Lua e como ela orbita nosso planeta. Usando o Scratch, os alunos criam uma simulação interativa desses movimentos, permitindo-lhes visualizar como a posição relativa da Lua muda ao longo do tempo.

Essa atividade não apenas ajuda os alunos a compreenderem melhor os complexos movimentos celestes, mas também os familiariza com os princípios básicos de programação e os incentiva a explorar a ciência de forma prática e divertida.

Clase de español con Scratch

Esta atividade propõe que os participantes conheçam códigos de programação com a linguagem Scratch e os utilizem para criação de animações. A partir remixagem de códigos e do processo de transposição de textos, os alunos produziram diálogos e materiais autobiográficos interativos em espanhol.

Scratch & < / Code_Dev >

Os alunos do curso extra, que aprendem linguagens de programação por meio de prompts de comando, participarão do Scratch Day utilizando a plataforma para explicar conceitos associados aos aprendizados desenvolvidos durante o curso.

Desta maneira, valendo-se das possibilidades de criação do Scratch, desenvolverem aplicações que vão da animação, infográficos interativos e simulações que permitem a elucidação de forma clara e lúdica como: a relação entre a robótica e a programação; e, também, a arquitetura de Von Neumann, por exemplo.

Espaços interativos do campus Morumbi

Criando dobraduras do Scratch

Esta atividade analógica tem por objetivo exercitar os parâmetros básicos do pensamento computacional, tais como evidenciar algoritmos na prática, através de sequencias de instruções, conforme o fazer de uma dobradura nos permite exercitar.  

Assim, esta prática oferecida ao Ensino Fundamental I, ficará disponível durante todo o evento sem a necessidade de inscrição; e, também direcionada a quem quiser fazer.  

Pacman de encaixe

Utilizando a cortadora a laser será feito uma placa base com encaixes em formato de Pacman e um personagem Pacman com uma haste projetado também em madeira. Este será o joystick que controlará um jogo de Pacman criado no próprio Scratch. A proposta deste jogo é trabalhar a coordenação motora do aluno, para que possa fazer encaixes de maneira rápida e assim ganhar o jogo. Cada encaixe na madeira fará com o que o Pacman virtual, se movimente em uma direção (cima, baixo, direita e esquerda).

Assim teremos mais uma forma de apresentar diferentes possibilidades que o Scratch proporciona a partir de remixagens.

Foot-Stick

Por meio de um tapete tátil controlado por uma placa chamada Makey Makey os alunos poderão interagir com diversos jogos criados no Scratch.

Kayak Simulator with MakeCode

Quer fazer algo divertido? Venha testar suas habilidades motoras, neste simulador de caiaque com macarrão de piscina! 

Jogo da Marmota com Scratch

Os participantes do evento poderão testar os seus reflexos com o clássico jogo da marmota utilizando um joystick personalizado desenvolvido na nossa escola.

Espaço Ludoteca: Scratch Binário

Descubra um mundo de diversão e aprendizado na nossa Ludoteca! A Ludoteca, é um espaço onde a diversão se encontra com o aprendizado de forma lúdica e criativa.

Workshops Para Convidados do Campus Morumbi

Scratch 3.0

Fábrica de jogos para Convidados

Nesta oficina apresentaremos jogos e atividades da plataforma Scratch para serem remixados e produzidos pelas famílias.

Alexander von Humboldt foi um naturalista, geógrafo, explorador e cientista alemão do século XIX. Ele é amplamente considerado um dos fundadores da geografia moderna e um dos mais importantes cientistas da história natural de seu tempo. Humboldt nasceu em 1769 em Berlim, na Alemanha, e estudou em várias universidades europeias, incluindo as de Frankfurt e Göttingen.

Em um divertido intercâmbio criativo, os alunos dos cursos Hack Gaming e Kids Tube se articularão em uma proposta que requer muitas trocas de conhecimento por meio de pesquisas, entrevistas, programação e design de jogos. Venha participar da IV edição do Game Jam Panamby criando jogos a partir de um desafio inspirado na exposição do Instituto Martius-Staden que será revelado no dia do evento. Todos podem participar!

Galeria

Vídeos de 2023

Morumbi – Scratch Day 2023
Valinhos – Scratch Day 2023
Panamby – Scratch Day 2023
Vila Andrade – Scratch Day 2023

Fotos de 2023

Fotos de 2022

Fotos de 2021

Lives realizadas

Abertura do Scratch Month com Guilherme Sandler
Scratch Month Porto | O que você sabe sobre Scratch?
Summit Scratch
Month Porto
Scratch: programação como conteúdo de aprendizagem.
Games e Gamificação: o Scratch e as infinitas possibilidades educativas.
Scratch Jr: interrelação entre conceitos de cinema de animação e programação.

Anos anteriores

O Scratch Month Porto é um evento realizado pelo Colégio Visconde de Porto Seguro.

Saiba mais sobre o Colégio:

Acesse também em:

English

Deutsch