VIII Scratch Month Porto 2022

Vem aí um mês repleto de atividades para você aprender a programar e celebrar o Scratch!

De 2/5

Até 27/5

VIII Scratch Month Porto 2022

Vem aí um mês repleto de atividades para você aprender a programar e celebrar o Scratch!

De 02/05

Até 27/05

Scratch é Imaginar Programar Aprender Compartilhar

Um dia repleto de atividades

O Scratch Day é um dia programado com inúmeras atividades para todas as idades. Venha aprender e celebrar conosco os 15 anos de criação da linguagem de programação Scratch.

Participe no dia

21 de Maio

Das 8h às 13h

Dias
Horas
Minutos

Oficinas e atividades

Programação para o dia 21 de maio

Oficinas para Ensino Fundamental I e II

Estimados Pais e/ou responsáveis, para realizar a inscrição na oficina é necessário:

  • Clicar no botão “Inscreva-se”.
  • Realizar o login na área exclusiva
  • Acessar o menu: Secretaria – Cursos Extras e Porto + Idiomas
  • Selecionar a campanha: Scratch Day 2022.
  • E escolher a oficina de acordo com o ano/série do aluno.

Inscrições limitadas e se encerram no dia 20/05 às 16h

1º ano

Escape Room
com Scratch

Uma dinâmica do tipo Escape Room em que os alunos decifrarão enigmas para se locomover pelos espaços e buscar uma saída. A atividade ficará ainda mais divertida com o desafio final, que convida os estudantes a criarem uma animação com o gatinho do Scratch para sair do ambiente.

2º e 3º anos

Aprenda Scratch!

No espaço Aprenda Scratch!, os alunos serão desafiados a criar animações e jogos por meio de cards com blocos de programação. Nesta oficina, alunos tutores conduzirão as atividades e irão compartilhar suas experiências.

4º e 5º anos

Programando com
sensores no Scratch

Nesta oficina, os alunos irão programar e controlar os personagens no Scratch por meio de sensores interativos (inclinação) dos kits Lego WeDo.

6º e 7º anos

Oficina: soccer video sensing

Game de interação do jogador com os personagens virtuais utilizando a extensão de câmera (vídeo sensing). O objetivo do jogo é não deixar os personagens que caem do céu chegarem até o chão (parte inferior da tela). 

8º e 9º anos

Corrida com obstáculos

Desafio em equipe: montar uma estrutura física do robô usando Lego ev3. Será necessário programar o robô no Scratch para que ele possa percorrer uma pista com obstáculos e desafios e chegar ao final do percurso.

Ensino Fundamental II

Mundo 4D
Escape do Labirinto

Nesta atividade os alunos terão que usar suas habilidades de lógica e matemática para construir um programa em linguagem de blocos (inspirada no Scratch) para fazer seu Robô Spark escapar de um labirinto!

Ensino Fundamental I e II

Campus Morumbi

SOMAI
DASH CHALLENGE - Programação é diversão!!!

Venha aprender e se divertir usando tecnologia e programação. Nessa oficina usaremos o Robô Dash para solucionar vários desafios. Conhecimento, diversão e tecnologia juntos. Esperamos por você! 

Todos os níveis

Atividade livre: Super Mario Bros no Scratch

Os alunos serão convidados a jogarem o clássico Super Mario Bros desenvolvido inteiramente em Scratch. Para isso, todos terão de usar um joystick com placa microcontroladora.

Ensino Fundamental I

Mundo Maker

Oficinas oferecidas por parceiros. O tema será anunciado em breve.

Workshops para Pais e Professores

das 9h às 10h

Professores do Colégio

Scratch DJ
Sensibilização e mixagem

Apresentaremos para os professores como utilizar a ferramenta tanto em relação a aspectos técnicos (como a navegabilidade simples) quanto aspectos criativos para desenvolver animações e jogos.

das 10h às 11h

Pais e responsáveis

Scratch 3.0
Fábrica de jogos para Pais

Nesta oficina apresentaremos jogos e atividades da plataforma Scratch para serem remixados e produzidos pelas famílias. 

Atividades e Oficinas

Realizadas durante o período das aulas no Currículo Internacional e Bilíngue para os Câmpus Morumbi, Valinhos e Panamby.

Aula Magna (Live)

12/05

Fundamental II

Live do 15º aniversário
do Scratch

Scratch: programação como conteúdo de aprendizagem.

Ludoteca nos intervalos

Fundamental I e II

Scratch Binário

Nesta atividade os alunos serão desafiados ludicamente a transformar números decimais em números binários.

Fundamental I e II

Labirinto Scratch 

A partir de placas de direção, os alunos guiarão o gato Scratch pelo labirinto planejando o percurso mais curto mentalmente.

Fundamental I e II

Tabuleiro Indígena no Scratch

Adaptação do tradicional tabuleiro indígena brasileiro “o jogo da onça”.

Fundamental I

Scratch Race

Jogo de trilha no qual os alunos percorrerão o caminho utilizando conceitos de pensamento computacional.

Ensino Fundamental I

Atividades realizadas durante as aulas de Letramento Digital

1º ano

Scratch offline

Neste jogo, os alunos trabalharão em equipes e serão desafiados a avançar casas em um tabuleiro digital, seguindo as orientações dos professores. 

2º ano

ScratchJr

O desafio desta atividade será programar, no ScratchJr, uma sequência de movimentos para que um personagem suba uma escada e alcance o pódio.  

3º ano

Lego WeDo
+ Scratch

Conceitos de robótica, como eixos e polias, serão abordados nesta sequência de atividades por meio da montagem de um protótipo com o Lego WeDo e programação no Scratch.

4º ano

Studio Scratch

Os alunos programarão jogos utilizando sensores e variáveis. Para isso, terão de inserir personagens, cenários e objetos.

5º ano

Scratch for Arduino (S4A)

Mesclando a programação virtual e física, os alunos montarão circuitos eletrônicos com a placa microcontroladora, LEDs e resistores e, com o Scratch for Arduino (S4A), desenvolverão um sistema de votos para um quiz.

Ensino Fundamental II

Atividades realizadas durante as aulas de Letramento Digital

6º ano

Fábrica de Jogos Scratch

Nesta atividade, utilizaremos o Scratch para desenvolver jogos digitas de temática livre explorando o conceito de variáveis a fim de produzir um sistema de pontuação.

7º ano

Robótica + Scratch

Trabalharemos com um kit de robótica, a partir de uma extensão do Scratch, com a finalidade de construir e programar robôs inclusivos, os quais podem auxiliar pessoas com deficiência em diferentes tarefas do dia a dia.

8º ano

8 Magic Ball + Scratch

Nesta atividade, utilizaremos o conceito do brinquedo 8 Magic Ball relacionado à aleatoriedade para executar os comandos da plataforma Scratch, convertendo assim as funcionalidades analógicas para digitais por meio do pensamento computacional.

9º ano

EV3 +
Scratch

Nesta atividade, utilizaremos o kit ev3 para ser comandando por meio da plataforma Scratch. 
Dessa maneira, desenvolveremos desafios lúdicos que conciliem os mecanismos do EV3 com os recursos do Scratch. 

Ciclo de formação docente TDIC*

*Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

16/5

ScratchJr

Apresentaremos aos professores como utilizar a ferramenta tanto em relação a aspectos técnicos (como a navegabilidade simples) quanto aspectos criativos para desenvolver animações e jogos.

23/5

Scratch 3.0

Os professores irão navegar pela plataforma Scratch conhecendo os jogos e animações que ali existem e, também, desenvolverão uma criação para o planejamento de atividades de ensino e aprendizagem.

30/5

Scratch com placas microcontroladoras

A versatilidade do Scratch vai além de fazer animações e jogos, ele pode também ser utilizado para protótipos funcionais aplicáveis em projetos Maker e itinerários.

Atividades no Campus Vila Andrade

Realizadas durante o período das aulas

Ensino Fundamental I

Atividades realizadas durante as aulas de Letramento Digital

1º ano

Conhecendo comandos com o Scratch

Neste jogo, os alunos trabalharão em equipes e serão desafiados a avançar casas em um tabuleiro digital, de acordo com as orientações dos professores. Cada grupo seguirá os passos e atividades que forem surgindo ao longo da trilha, criando um tabuleiro no final.

2º ano

Com o ScratchJr eu crio uma animação

Criar uma animação inserindo um cenário e no mínimo dois atores. Utilizar os comandos necessários para o gatinho chegar até o outro ator (da sua escolha) e, empregando o recurso da gravação, fazer um pequeno diálogo.

Desafio: inserir mais do que um cenário.

3º ano

Eu e meu amigo animando no Scratch Jr

Criar uma animação inserindo cenários e dois atores (ele e um amigo) para que possa utilizar o recurso da foto e dos balões de fala.

Utilizar os blocos de comandos necessários para a animação.

4º ano

Soltando a imaginação no Scratch

Apresentar uma animação com a letra inicial do nome. 

Com os recursos explorados e outros que serão descobertos, desafiar os alunos a soltarem a sua imaginação

5º ano

Remixando uma Ideia

Pesquisar um jogo no banco de projetos do Scratch com o tema esportes. A partir desta escolha o aluno deverá remixar o projeto e criar seu próprio jogo.

Ensino Fundamental II e Médio

Atividades realizadas durante as aulas de Letramento Digital

6º ano

Scratch com placa de prototipagem

Explorar os recursos de programação para criar projetos divertidos usando o Makey Makey no Scratch.

Tema do projeto da série: sustentabilidade – cuidando da saúde do planeta

7º ano

Programando para inclusão com Scratch

Destinado aos deficientes visuais, utilizando a extensão conversão texto para fala, o jogo deverá ter som e informações de todos os objetivos da atividade em tempo real. 

Tema do projeto da série: inclusão – valorizando a diversidade

8º ano

Do físico ao digital 

Nesta atividade, utilizaremos o conceito do brinquedo 8 Magic Ball relacionado à aleatoriedade para executar os comandos da plataforma Scratch, convertendo assim as funcionalidades analógicas para digitais por meio do pensamento computacional.

9º ano

Arduino e Scratch

Explorar opções do uso do Arduino com os recursos do Scratch. Fonte de inspiração:

2ª série do Ensino Médio

EV3 com Scratch

Conectar o Lego Mindstorm EV3 à plataforma Scratch /inspiração: https://Scratch.Mit.Edu/ev3

Nesta atividade, utilizaremos o kit EV3 para ser comandando por meio da plataforma Scratch. 

TEMA Morumbi e Valinhos:
CADÊ O VISCONDE?

TEMA Panamby:
A JORNADA DE FRITZ MÜLLER

O legado do naturalista Fritz Müller chega ao seu bicentenário. O biólogo e médico está sendo homenageado com a exposição “Fritz Müller: príncipe dos observadores”, elaborada pelo Instituto Martius-Staden como parte das celebrações. Pioneiro no apoio factual à teoria da evolução, de Charles Darwin, com pesquisas relevantes no campo da botânica e da zoologia, colaborando na comprovação da teoria da evolução das espécies, Fritz Müller deixou um incrível legado. 

Ao longo da Game Jam, os alunos serão desafiados a criar um jogo a partir de uma proposta.

Sobre o Scratch

Com o Scratch, você pode programar seus próprios jogos, animações e histórias interativas — e compartilhar suas criações com outras pessoas na comunidade on-line.

O Scratch ajuda jovens a aprender a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente — habilidades essenciais para a vida no século XXI.

O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT. Ele é disponibilizado gratuitamente.

Anos anteriores

2021

2020

2019

Galeria

Lives realizadas em 2021

Abertura do Scratch Month com Guilherme Sandler
Scratch: programação como conteúdo de aprendizagem.
Scratch Month Porto | O que você sabe sobre Scratch?
Games e Gamificação: o Scratch e as infinitas possibilidades educativas.
Summit Scratch
Month Porto
Scratch Jr: interrelação entre conceitos de cinema de animação e programação.

2021

O Scratch Month Porto é um evento realizado pelo Colégio Visconde de Porto Seguro.

Saiba mais sobre o Colégio: